O Centro Espírita


Objetivos do Centro Espírita



Os Centros Espíritas tem por objetivo promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita, atendendo as pessoas que: Busquem esclarecimento, orientação e amparo para seus problemas espirituais, morais e materiais; Querem conhecer e estudar a Doutrina Espírita; Querem trabalhar, colaborar e servir em qualquer área de ação que a prática espírita oferece. Fonte: Orientação ao Centro Espírita – Cap. Os Centros Espíritas.
Atividades no Centro Espírita: Básicas, Administrativas, de Comunicação e  de Unificação.

Palestras Públicas


Conceito – É uma reunião pública na qual são realizadas palestras ou conferências sobre temas relacionados com a Doutrina Espírita. É voltada a atender aos interesses da população em suas necessidades de esclarecimento e consolação.
Finalidade - É a divulgação da Doutrina Espírita em seus aspectos científico, filosófico e religioso, sempre que possível de forma integrada.
Participantes – O dirigente da reunião; O expositor ou conferencista; e Os freqüentadores do C.E.

Estudo e Educação da Mediunidade


Conceito– Reunião privativa que prioriza a participação efetiva dos inscritos, por meio de atividades grupaise plenárias, para Estudo e Educação da Mediunidade no Centro Espírita.
Finalidade– Estudar de forma metódica, contínua e séria a teoria e a prática da mediunidade, à luz da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus.
Participantes – Adultos que possuam conhecimento básico da Doutrina Espírita, freqüentadores e colaboradores do Centro Espírita, portadores ou não de mediunidade ostensiva e que pretendam aprofundar o conhecimento doutrinário no campo da mediunidade.

Reuniões Mediúnicas


Conceito - Atividade privativa, na qual se realiza o serviço de assistência aos espíritos necessitados, integrada por trabalhadores que possuam conhecimento e formação espírita compatível com a seriedade da tarefa.
Finalidades - Exercitar a faculdade mediúnica. Manter intercâmbio mediúnico com Espíritos desencarnados. Auxiliar encarnados e desencarnados. Cooperar com os Benfeitores Espirituais no trabalho de fortalecimento do CE e seus colaboradores. Exercitar a humildade, a fraternidade e a solidariedade no trato com encarnados e desencarnados.

Serviço de Assistência e Promoção Social


Conceito - É a prática da caridade, na abrangência definida pelo Espiritismo, às pessoas em situação de carência sócio-econômico-moral-espiritual:
Finalidades - Atender às pessoas e às famílias assistidas pelo CE, conjugando a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral-doutrinária, visando à sua promoção social e crescimento espiritual;
Proporcionar ao freqüentador do CE oportunidade de praticar a caridade pela vivência do Evangelho, junto às pessoas e famílias em situação de carência sócio-econômico-moral-espiritual.

Atividades Administrativas no Centro Espírita


Conceito - São as atividades destinadas a atender ao funcionamento e manutenção do Centro Espírita, de forma compatível com a sua estrutura organizacional e com a legislação vigente, seja esta municipal, estadual ou federal.


Finalidades - Promover a organização do Centro Espírita criando condições para a execução das suas atividades, com suporte administrativo, econômico e financeiro.


Organização - O CE deve organizar-se de forma própria e independente: Estrutura legal – Estatuto Social aprovado e registrado nos órgãos competentes; e Constituição de uma Diretoria.

PAI NOSSO - Chico Xavier

http://www.youtube.com/watch?v=uojmvP4ri_s&feature=related




Mensagem do Chico Xavier
 
Nasceste no lar que precisavas, vestiste o corpo físico que 
merecias, moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo 
com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas 
necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas 
lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente 
para a tua realização.
Teus parentes e amigos são as almas que atraíste, com tua 
própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle. 
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, 
modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes.
..
São a fonte de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima. Antes de tudo, analisa e 
observa.
A mudança está em tuas mãos. Reprograma tua meta, busca o 
bem e viverás 
melhor. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo 
começo, qualquer um pode começar agora e fazer um Novo Fim.